Jantar de Natal da Banda Filarmónica Lira de Fátima.

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Tony Soares (Fotografias) - 10.DEZ.2016

A Casa dos Açores de Winnipeg mais uma vez acolheu o convívio de Natal, qua anualmente é organizado pela Banda Filarmónica Lira de Fátima de Winnipeg, e este ano teve lugar no passado dia 10 de dezembro.

Foram cerca de três centenas os participantes neste jantar/convívio, aonde participaram, músicos, diretores, amigos, simpatizantes, e vários convidados entre eles salientamos a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Mike Pagtakhan, Deputy Mayor da cidade de Winnipeg, em representação da Paróquia da Imaculada Conceição, o Padre André Lico, Padre Tiago, Irmãs Dédé e Carina, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, Casimiro Rodrigues em representação do Centro Português Casa do Minho, Armindo Brás, Vice-Presidente das Finanças da Associação Portuguesa de Manitoba, Walter Rodrigues, Presidente da Associação de Empresários e Profissionais Portugueses e Jocelinda Guerra, Diretora do jornal “ O Mundial”.

Por volta das 19 horas e trinta minutos Sara Dias, mestre-de-cerimónias deu as boas-vindas aos convivas e convidou os Padres André Lico e Tiago Coloni a proferirem a oração de Ação de Graças.

O jantar foi preparado por Lurdes Dias e servido pelos voluntários da Banda, que mais uma vez se esmeraram ao preparar um repasto tipicamente português que se fez acompanhar como sempre por um bom vinho.

Após o jantar Casimiro Rodrigues, falou um pouco do historial da Banda, e anunciou o jantar que será organizado pela Casa do Minho a 14 de janeiro próximo a fim de angariar fundos para a referida banda.

Paulo Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba foi convidado a dirigir algumas palavras, falou do contributo da banda junto da comunidade, e apresentou saudações natalícias em nome do Governo de Portugal.

O ambiente do salão da Casa dos Açores era festivo, devidamente decorado para a quadra natalícia, e não faltou a boa música da época que foi interpretada por um grupo de acordeonistas e cançonetistas da comunidade.

E o mais esperado pelas crianças aconteceu, a visita do pai Natal (José Machado) que distribuiu prendas a todas elas.
A seguir à entrega das prendas às crianças e respetivas fotos com o Pai Natal, os músicos, diretores e voluntários foram convidados a irem ao palco aonde também foi entregue uma pequena lembrança e foi tirada fotografias em grupo.

Após a saída do Pai Natal, Luís Dias, Presidente da Direção da Banda, agradeceu à Casa dos Açores a cedência da Sala, e a todos os que estiveram envolvidos na preparação do evento, especialmente a sua esposa Lurdes, Fátima Melo, Porfírio Dias e Joe Moura na preparação da refeição, e de igual modo agradeceu a presença de todos os convidados.

Encorajou todos os amigos da banda a participarem no jantar de angariação de fundos a ser organizado em janeiro pela Casa do Mindo, dizendo que os fundos adquiridos da venda de ingressos serão revertidos na sua totalidade à banda, sendo todas as despesas acarretadas por aquela organização.

O entretenimento terminou com a atuação de Hermano Silva que deliciou a audiência com música para baile.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com