O primeiro passo da vida


Dra. Amy Hui, PhD
Nutricionista

Parece que nascem mais bebés em torno do Ano Novo. Hoje em dia, mais mulheres grávidas são diagnosticadas com diabetes gestacional. Quando as mães têm diabetes gestacional, os seus filhos terão alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 na vida, comparando com outros bebés de mães saudáveis. No entanto, a amamentação pode alterar esse padrão.

Em Manitoba, novas mães receberão consulta gratuita do enfermeiro ou consultor de lactação antes de serem dispensadas do hospital. Embora, por razões diferentes, essas mães não possam continuar a amamentar e mudar a alimentação, a amamentação durante os primeiros dias de vida pode causar um enorme impacto sobre a saúde do bebé mais tarde na vida.

Em 2015, a Universidade de Manitoba realizou um estudo sobre a relação entre o estabelecimento da amamentação e a prevenção do diabetes. Estudaram 334,553 entregas durante o período de 24 anos na província de Manitoba, envolvendo 60,088 nascimentos das Primeiras Nações e 274,465 nascimentos não pertencentes às Nações Unidas. A iniciação da amamentação foi registada em 56% das mães das Primeiras Nações e 83% das mães que não pertenciam às Nações Unidas.

A iniciação da amamentação foi associada a um risco reduzido de diabetes de 14% as mães das Primeiras Nações e um risco reduzido de 23% as mães que não pertenciam às Primeiras Nações.

Um efeito protetor do início da amamentação também foi observado para o diabetes tipo 2 entre os descendentes das mães acima mencionadas durante até 24 anos de seguimento, reduzindo o risco de diabetes em 18%.

Hoje em dia, uma direção mundial de pesquisa quente sobre diabetes é estudar a relação entre flora intestinal e diabetes. Alguns estudos preliminares sugerem que, durante os primeiros dias da vida do recém-nascido, a flora intestinal estabelecida nos lactentes tem provavelmente um papel significativo na redução do risco de diabetes no futuro.
A amamentação pode ajudar as novas mães a recuperar a forma, queimando mais 500 calorias por dia. A Health Canada recomenda que as mães amamentem durante os primeiros seis meses de vida e possam continuar até 2 anos de idade.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba