Escola Portuguesa de Manitoba: Um passo importante para a manutenção da Língua Portuguesa em Winnipeg

Por: Professora Isabel Almeida - 25MAIO2017

No passado dia 18 de Maio a Associação Portuguesa de Manitoba recebeu a visita da Coordenadora do Ensino de Português no Canadá do Instituto Camões, Dr.ª Ana Paula Ribeiro.

Esta visita teve como objectivo máximo a promoção da Língua Portuguesa em Winnipeg e, para tal, foram agendadas varias reuniões, quer nas Universidades de Winnipeg e Manitoba, quer no Seven Oaks School Division, espaços onde decorre, ou se pretende reimplementar, o programa de Português. Neste sentido, foram apresentadas propostas de colaboração, entre o Instituto Camões e as referidas entidades, no sentido da preservação da Língua Portuguesa nestas instituições.

Outra componente, não menos importante, da visita da Dr.ª Ana Paula Ribeiro a Winnipeg, foi a realização dos exames de certificação dos alunos Escola Portuguesa. Estas provas foram realizadas em Winnipeg pela primeira vez, sendo já realizadas nas outras escolas do Canada, onde esta presente a Comunidade Portuguesa, nomeadamente, Toronto, Montreal, Edmonton.

A realização das provas de certificação e o Protocolo de Cooperação da Escola com o Instituto Camões, assinado no início deste ano lectivo, são importantes passos para o crescimento da Escola Portuguesa na comunidade e para afirmação do Português na cidade.

A visita da Dr.ª Ana Paula Ribeiro a Winnipeg e a colaboração entre o Instituto que representa e as entidades onde se ensina Português é vital para a preservação da nossa Língua e Cultura na cidade.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com