Exposição sobre a vida e a obra de Fernando Pessoa no City Hall

Reportagem: Isabel Almeida (Texto)  Carlos Sousa e Dela Silva (Fotografias) - 10JUN2017

No passado dia 10 de Junho celebrou-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades em Winnipeg. Como já vem sendo hábito, a comemoração realizou-se no City Hall com a presença do Mayor, Bryan Bowman, os Counsillors Mike Paghtakhan e Cindy Gilroy, o Consul Honorário de Portugal em Winnipeg, Paulo Cabral, os Presidentes e representantes das Instituições Culturais Portuguesas na cidade, Dr. Mario Santos, Joe Gonçalves, Luís Dias e os representantes da Igreja da Imaculada Conceição, Padres André Lico e Tiago Coloni.

Depois da cerimonia do hastear da Bandeira Portuguesa e da intervenção da Banda Lira de Fátima, realizou-se a cerimonia de abertura da exposição sobre a vida e a obra de Fernado Pessoa, no salão do City Hall. Esta exposicão, parte da Walnut Comtemporary Galery de Toronto, veio acompanhada da sua Curadora, Raquel Vilhena e ainda do artista plástico, Miguel Barros, que expos uma das sua obras.

A obra exposta foi composta por 24 quadros e uma tela do pintor Miguel Barros, artista convidado. Estas peças retratam Fernando Pessoa, escritor Português de renome mundial, conhecido pelos seus heteronimos e pela fluencia da sua escrita. Durante a cerimonia de apresentação, um dos membros do Mar Salgado, Isabel Almeida, fez os agradecimentos a todos os presentes e introduziu a curadora e o autor convidado. Monica Brito declamou um dos famosos poemas de Fernando Pessoa.

A cerimonia prosseguiu com a maravilhosa actuação de Carlos Vieira e Sandra Resendes que presentearam os espectadores com um fado e uma musica ligeira portuguesa de indiscutivel qualidade. A manhã continuou com os ranchos das tres Instituições Culturais apresentados pelo Vice Presidente da Associacão Portuguesa de Manitoba, Wilson Caetano.

Este evento foi levado a cabo pelo Grupo Cultural Mar Salgado com o apoio do Consulado de Portugal, do Instituto Camões e da cidade de Winnipeg. A exposição ficará patente até ao dia 16 de Junho.