Double click the picture to view photo gallery by
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica de
10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Reportagem: Catarina Pereira (texto) - Dela Silva, Carlos e Fátima Sousa (Fotografias) - 10JUN2017

Já diz o velho ditado "Chuva civil não molha militares" e neste caso patriotas. Assim foi para dezenas de portugueses que se concentraram na Câmara Municipal (City Hall) de Winnipeg para as celebrações do 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

As festividades deram início com a atuação da Banda Lira de Fátima, que debaixo de forte chuva não “arredou pé” e orgulhosamente se fez ouvir no exterior da Câmara Municipal de Winnipeg. Logo de seguida a palavra foi dada ao Padre André Lico para que fizesse a oração de bênção à Cerimonia. Seguidamente ouviram-se os discursos do Presidente da Câmara (Mayor) de Winnipeg, Brian Bowman, e do Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral, exaltando a capacidade de integração social e da contribuição socioeconómica dos Portugueses na sociedade Canadiana, sem nunca no entanto perderem a sua identificação cultural.

São também de registo as presenças dos vereadores (Councillor) Mike Pagtakhan e Cindy Gilroy, dos representantes da Associação Portuguesa de Manitoba, da Casa dos Açores, da Casa do Minho, da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra de Winnipeg, da Banda Lira de Fátima, Paróquia da Imaculada Conceição, Igreja Pentecostal Portuguesa, da Câmara do Comércio Português, da LusoCan TV (televisão portuguesa) e do Programa Voz Lusitana da Rádio CKJS que esteve a transmitir em direto da Camara Municipal para todos aqueles que não se puderam lá deslocar.

As celebrações prosseguiram com o içar da bandeira Portuguesa na fachada da Câmara Municipal acompanhada do Hino Nacional, A Portuguesa, tocado pela Banda Lira de Fátima.

Já no interior da Câmara Municipal os Ranchos Folclóricos da Casa do Minho, Casa dos Açores e Associação Portuguesa de Manitoba atuaram para todos os presentes.

O encerramento das festividades no espaço da Câmara Municipal ficou a cargo do grupo cultural Mar Salgado com a inauguração da exposição artística sobre a vida e obra de Fernando Pessoa que estará patente até ao final da presente semana.

Uma especial palavra de apreço a todos os populares que se juntaram às celebrações do 10 de Junho demonstrando o seu orgulho em serem portugueses. Viva Portugal!
Fotografias em breve / Fotos will be posted soon