Celebrações do Dia de Portugal

Cerimónia do hastear a Bandeira na City Hall de Winnipeg


Reportagem: Catarina Pereira (Texto) - Cláudia Moniz, Fátima Sousa e Altina Sousa (Fotografias) - 10-JUN-2016

Dia 10 de Junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades portuguesas, um dia que a tantos portugueses enche de orgulho, principalmente à comunidade portuguesa espalhada pelos quatro cantos do mundo.

Foi em frente à Camara Municipal de Winnipeg que cerca de 200 portugueses e lusodescendentes, num dia de muito sol e calor, se reuniram para comemorar o seu dia, o dia de todos os portugueses.
Pelo segundo ano consecutivo o Presidente da Camara de Winnipeg, este ano na pessoa de Brian Bowman, recebeu a comunidade portuguesa e permitiu o hastear da nossa bandeira, enquanto o hino de Portugal foi cantado em plena Main Street.

A comitiva que este ano recebeu a comunidade portuguesa fez-se representar pelo Presidente da Camara Brian Bowman, o Cônsul de Portugal em Winnipeg Paulo Jorge Cabral, o Padre André Lico, o Deputy Mayor Mike Pagtakhan e a Councillor Cindy Gilroy.

O discurso do Presidente da Camara Brian Bowman, ficou marcado pelo exaltamento dos portugueses enquanto parte integrante e fundamental da cidade de Winnipeg, visto serem cidadãos activos e participantes na sua comunidade.

O nosso Cônsul, Paulo Jorge Cabral, reforçou a ideia dos portugueses enquanto força económica desta cidade e do Canadá. Sendo dever deste país valorizá-los e reconhecê-los como tal.

Entre os cerca de 200 participantes nas celebrações, fizeram-se notar as presenças dos representantes da Liga dos Combatentes, núcleo de Winnipeg; da Casa do Minho; da Associação Portuguesa de Manitoba; da Casa dos Açores; e da Banda Filarmónica Lira de Fátima, que proporcionou um excelente espectáculo de som antes dos discursos oficiais.

Enquanto portuguesa e enquanto emigrante considero que trazer o espírito desta data para a cidade que me acolheu é um sentimento enorme de orgulho. Afinal, o dia de Portugal  o dia de honrar a nossa Bandeira em todo e qualquer pequeno cantinho do Mundo, onde se encontre um Português.

E para finalizar deixo-vos aqui um soneto consagrado ao 10 de Junho, dia de Portugal:

“Vens de longe e tens no peito um passado,
Cheio de esperança, lutas, missas e glória.
De quantos, com bravura, fizeram a história,
E agora repousam no teu chão sagrado.
Homens e mulheres, marinheiros e poetas,
Zarparam do teu solo para vencer o mar.
Em frágeis barcaças que o vento fez voar,
Num mundo desconhecido, de portas abertas,
Para dizerem a outras gentes e a outras raças,
Que traziam com eles não só a cruz de Cristo,
Mas também afiadas espadas nas barcaças.
Quando aportavam noutros portos, em outros cais,
Onde semearam crenças e genes sem igual,
Aqueles que fizeram de ti este glorioso Portugal.”
- João de Deus Rodrigues, poeta e prosador, no seu livro
“De Memórias e Divagações”
portuguese
inManitoba.com
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba, Canadá