Double click the picture to view photo gallery by CSPV (Tony Soares)
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica cortesia de CSPV (Tony Soares)
Combatentes Portugueses Participam em Cerimónia do Centenário da Batalha de Vimy Ridge.

Texto de Pedro Correia – Fotos por Tony Soares, Cortesia de C.S.P.V – 9.ABR.2017

No dia 9 de Abril, houve um grande evento para comemorar o centenário da batalha de Vimy Ridge.

Compareceram nesta cerimónia: Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Winnipeg, Joel Roy, Presidente da Assembleia Geral do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Pedro Correia, Presidente do Núcleo, Luís Vicente, Vice-Presidente, Albino Felizardo, Tesoureiro, Nelson Salsa, António Neves, Alcides Almeida, Carlos Oliveira, Manuel Borges, Leonel Vieira, Manuel Oliveira, José Raposo, Adolfo Pimentel, Carlos Sousa e o fotógrafo Tony Soares, que acompanhou a parada.

Desfilaram 500 cadetes do ramo do exército, com alguns da Forca Aérea.

Sairam do Vimy Ridge Park às12 horas e 30 minutos. PM., marchando pela Portage Avenue East, para se encontrarem com os veteranos canadianos e portugueses, que os aguardavam no primeiro Cenotap do Memorial Boulevard.

Houve uma cerimónia de flores no Monumento da primeira guerra mundial, onde perderam a vida 66 mil Canadianos. Também na batalha de La Lys, num período de 8 meses, quase 9 mil Portugueses deram a sua vida e ficaram prisioneiros, 6 mil e seiscentos.

Houve vários discursos que infelizmente, não se puderam ouvir, pois com o frio, os microfones não funcionaram em condições... Falaram o Mayor da cidade e Jon Reiz, entre outros.

Houve o toque de sentido aos mortos e silêncio e depois o Lamento por uma gaita de foles.

A Parada seguiu pelo Boulevard a caminho do Parlamento, dispersando-se depois. Houve uns pais portugueses, cuja filha e Cadete, que pediram autorização para a filha tirar uma fotografia no meio do Grupo dos Veteranos Portugueses. Licença concedida e a foto foi tirada, para alegria de todos...

Mais uma vez o nosso Núcleo da Liga dos Combatentes brilhou ao lado dos Camaradas Canadianos!  Um abraço sincero de agradecimento aos que participaram, incluindo algumas Esposas que também estiveram presentes.

Muito obrigado a todos os Camaradas! Good Job; well done.

Thank you!

O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com