NÚCLEO DE WINNIPEG DA LIGA DOS COMBATENTES

PARTICIPA EM CERIMÓNIAS DO DECORATION DAY COMEMORANDO O 70º ANIVERSÁRIO DO DIA D

Reportagem: (Texto) Paulo Jorge Cabral - (Fotografias) João Pedro Correia - 2014-05-04

O Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes participou no passado domingo dia 5 de Maio nas celebrações do Decoration Day, que este ano comemorou o 70º aniversário dos desembarques que procederam ao D Day em 6 de Junho de 1944.

As cerimónias deste ano tiveram significação especial porque foram homenageados os membros das Forças Armadas Canadiana que participaram nesta batalha que foi o “ponto de viragem” para o termo da segunga grande guerra.

O evento consistiu de cerimónias junto ao Cenotaph no Memorial Boulevard na Avenida St. Mary e Memorial Boulevard e parada militar, aonde participaram vários grupos de veteranos, Forças Armadas Canadianas, Cadetes e o Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes que se fez acompanhar pelo Cônsul de Portugal em Manitoba que é membro honorário do referido núcleo.

Foram oradores o Tenente Governador da Província de Manitoba, Philip Lee, Vice-Presidente da Câmara de Winnipeg, Grant Nordman, Brigadeiro-General Gordon Reid, Comandante Adjunto da Divisão Aérea n.º 1.

De seguida o desfile militar seguiu em direção ao edifício do Parlamento, aonde era esperado pelo Tenente Governador, aonde lhe foi prestado honras militares.

Seguiu-se uma receção no quarto 200 no Edifício do Parlamento oferecida pela Deputada Deane Crothers, Enviada Especial para Assuntos Militares em Manitoba.

O primeiro “Decoration Day” no Canadá foi celebrado em Winnipeg, Canadá, no ano de 1866.
Double click in the pictures to view photo gallery
Clique na foto para ver reportagem fotográfica completa
WYSIWYG Web Builder