Double click the picture to view photo gallery
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica
13º Encontro do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal


Reportagem: Maria José Correia (Texto) - Tony Soares (Fotografias) 18.MAR.2017


No passado dia 18, celebrou-se o jantar anual dos Combatentes no Salão de festas da Associação Portuguesa de Manitoba cedido gratuitamente para o efeito.

Com inicio as 19 horas, procedeu-se a entrada das bandeiras Canadiana, Portuguesa e Americana ao som da gaita-de-foles, tocada por "DOC" Jardine, cujos Combatentes que as conduziam, se dirigiram ao palco, onde ficaram perfilados, até se ouvirem os hinos dos respetivos países, Seguindo-se de um minuto de silêncio.

A Mestre-de-cerimónias Sally Correia, chamou ao palco Anton Sokalski para interpretea os toques de sentido, silencio e alvorada, num cornetim antiquíssimo (mais de 100 anos...) o que este rapaz de 15 anos, fez primorosamente... Foi pedido um minuto de silêncio.

Apos as bandeiras serem reconduzidas aos respetivos postes, o Presidente da Assembleia Geral do Núcleo de Winnipeg, Joel Roy, dirigiu as Boas Vindas a todos. De seguida foram chamados ao palco os senhores Padres André e Tiago para a Oração e Acão de Graças. Sr. Padre André dissertou sobre as aparições de Fátima, pois a última Guerra mundial aconteceu há 100 anos, ano em que Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três pastorinhos, e lhes prometeu que a guerra iria acabar, se rezassem o terço...

Deu-se início ao serviço de jantar, ao som da Banda Jazz Combo Chippewa Navy I, que ora tocando, ora cantando, animou o ambiente, ouvindo alguns aplausos...

Seguiu-se a parte dos discursos: Em primeiro lugar foi chamado ao palco Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Winnipeg, que proferiu algumas palavras de Boas Vindas à assistência, dissertando um pouco sobre a batalha de La Lys, onde milhares de portugueses perderam a vida, na primeira Guerra Mundial.

Seguiu-se Jon Reyes, Enviado Especial para Assuntos Militares da Província de Manitoba, que agradeceu o convite que lhe foi feito, dirigindo amigáveis palavras a Pedro Correia, e se encontrava ali na qualidade de Representante do Governo, com muito prazer.

A seguir falou Dr. Mario Santos, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Manitoba que deu as Boas Vindas a todos os presentes e afirmou, entre outras palavras, sentir-se feliz por verificar que a Associação Portuguesa de Manitoba abriu as portas a Entidades de tanto valor, nos ramos de Exercito, Marinha, Força Aérea e Polícia. Esperava que tivessem um agradável serão...

Foi chamado ao palco Sr. Manuel Barreto do Núcleo dos Combatentes de Toronto, que dirigiu uma mensagem de saudações e ofereceu uma significativa placa. Recebeu também uma placa, que lhe foi oferecida pelo Presidente do Núcleo de Winnipeg.

Tambem Matt Allard, City Councilor de St.Boniface, Enviado Especial para Assuntos Militares da Câmara Municipal de Winnipeg, dirigiu uma mensagem a assistência.

Seguiu-se a mensagem proferida por Scott Kolody, Commanding Officer da POlícia Montada do Canadá (RCMP) D Division, que foi bastante aplaudida.

Houve diversos discursos feitos por: Mike Robertson, Chief Pelty Officer of 17 Wing, Brigadeiro General Chad Mauske Segundo Comandante da N.O.R.A.D. em Winnipeg, que falou sobre a participação da América na primeira Guerra Mundial, Comandante da Brigada 38 Grupo, que falou sobre Vimy Ridge da parte dos Canadianos. Por último Pedro Correia que falou sobre a participação dos portugueses na primeira Guerra mundial, que perderam muitas vidas e feridos.

Foram entregues medalhas de dedicação e servicço a 13 pessoas, Combatentes e Civis, que foram chamados ao palco para as receberem. Mais tarde serão distribuídos os respetivos diplomas, oriundos da Liga dos Combatentes de Lisboa.

Houve a atuação do rancho Mocidade da A.P.M.; apresentação do Grupo Mulvey School POW  WOW CLUB, com bonitas reguilas, Katie Bazin, neta do Combatente Arsénio Calado, tocou duas peças; uma em violino e outra em cavaquinho, cantando nesta ultima. Jose Cabral e Sebastião Vieira cantaram lindamente o fado Soldado na Trincheira, acompanhados pela guitarra de Carlos Vieira, que também se fez ouvir em duas cancões.

Pedro Correia Presidente do Núcleo e Coordenador do Programa, despediu-se com palavras de agradecimento, chamando o Vice-Presidente Luís Vicente, que também agradeceu a todos. Sally Correia a Apresentadora da noite, conduziu a apresentação de uma maneira muito simpática e eficaz, pois apesar de ser a primeira vez que foi Mestre-de-Cerimónias dum programa com tanto protocolo militar, desenvencilhou-se muito bem! Parabéns Sally!

A encerrar o programa, atuou João Pimentel, artista muito conceituado da nossa Comunidade, grande amigo do Núcleo dos Combatentes, que sempre nos tem acompanhado desde o primeiro encontro. Obrigado, João!
Também agradecemos a presença de Paulo Bergantim do LusoCanTv que filmou todo o evento e de Carlos Sousa, pelas fotografias que tirou.

Houve quatro prémios de participação.  Uma palavra de agradecimento aos Patrocinadores, que permitiu não haver prejuízo neste jantar e a Diretora do Executivo, Zita Lopes, sempre pronta a ajudar...

Muito obrigada a equipa da cozinha, chefiada pela Sra. Arminda Domingos, que prepararam uma excelente refeição e aos Jovens que serviram as mesas. Serviço rápido e impecável, estão de parabéns...

O Núcleo da Liga dos Combatentes de Winnipeg, reconhecidamente agradece a todos os voluntaries que permitiram que este Evento fosse um sucesso. Bem Hajam!
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com