MILITARES FALECIDOS HOMENAGEADOS PELO NÚCLEO DE WINNIPEG DA LIGA DOS COMBATENTES POR PORTUGAL NO DIA DO ARMISTÍCIO
.
Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) – Fátima Sousa (Fotografias) – 2020-11-11

Por motivo das restrições impostas pelo Departamento de Saúde da Província de Manitoba, no combate à pandemia Covid-19, às cerimónias do Dia do Armistício que normalmente se realizam no Centro de Convenções em Winnipeg, foram canceladas.

O Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal, chefiado pelo seu Presidente Pedro Correia não deixou de celebrar a efeméride realizando uma pequena cerimónia no Cemitério Chapel Lawn junto ao Monumento dedicados aos Combatentes com a presença de um número limitados de participantes.

A cerimónia iniciou-se com os Hinos de Portugal e Canadá respetivamente, terminando com os habituais “toques” militares alusivos a este tipo de cerimónias, enquanto as bandeiras foram dispostas a meia-haste.

Após os hinos foi depositada uma grinalda pelo Cônsul de Portugal em Manitoba Paulo Jorge Cabral, em representação do Governo de Portugal e pelo General Dennis Tabernnor, em representação das Forças Armadas Canadianas.

Também presente encontrava-se o Coronel Joel Roy, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral deste núcleo.

O Dia do Armistício simboliza o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial em 11 de novembro de 1918. A data comemora o Armistício assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, na França, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental, o qual teve efeito às 11 horas da manhã — a "undécima hora do undécimo dia do undécimo mês".
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA