Double click the pictures to view photo gallery
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica
CASA DOS AÇORES
JANTAR DA TRADICIONAL MATANÇA DE PORCO

Por: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Fátima Sousa (Fotografias) - 2017.01.21

A Casa dos Açores no passado 21 de janeiro organizou o tradicional jantar de matança de porco. Na sala pairava no ar os aromas dos preparativos do repasto, cheiro tradicional daquilo que já viemos a habituar e o que era conhecido outrora na nossa terra natal.

O evento deste ano contou com a participação de cerca de duas centenas e meias de pessoas, que saíram à rua numa noite de inverno muito amena, com temperaturas acima do normal para esta época do ano.

A Casa dos Açores contou como convidados Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Mike Pagtakkan, Vereador da Câmara Municipal da Cidade de Winnipeg, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, Luis Dias, Presidente da Banda Filarmónica Lira de Fátima e João Cardoso, Locutor do Programa Português de Rádio “Voz Lusitana”.

Depois das boas-vindas por João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, João Cardoso foi incumbido de proferir a oração de Ação de Graças, o qual abençoou os alimentos e as pessoas que o prepararam.

O delicioso jantar servido tipo bufete, começou a ser preparado na semana anterior pelos incansáveis voluntários da Casa dos Açores, na confeção dos enchidos, consistiu de todas as iguarias essenciais a um bom jantar de “matança” não deixando de incluir uma boa feijoada com todos os acompanhamentos.
 
Após o jantar João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, agradeceu a presença de todos, especialmente as dos convidados, convidou os convivas a repetir a refeição, pois havia muita fartura.

O entretenimento este ano contou com a participação do grupo de Cantares Tradicionais “Memórias” que agradou a audiência com a sua sólida atuação.

O baile esteve a cargo do cançonetista local Hermano Silva, que manteve a pista de dança muito ocupada com um grupo de convivas muito participativos.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com