Double click the picture to view photo gallery.
Clique na fotografia para ver reportagem fotográfica
Casa do Minho de Winnipeg Organiza Jantar de Angariação de Fundos a Favor da Banda Lira de Fátima.

Reportagem: Catarina Pereira (Texto) - Tony Soares e Paulo Bergantim (Fotografias) - 14:01:2017
A Casa do Minho, no passado sábado, dia 14 de Janeiro foi palco de uma muito merecida homenagem e angariação de fundos a favor da Banda Filarmónica Lira de Fátima.
Fundada em 1973, a banda Lira de Fátima tem sido uma constante na vida da comunidade Portuguesa em Manitoba, marcando presença nos eventos realizados dentro da comunidade e procurando divulgar a cultura portuguesa no Canadá.
O Padre António Carlos Santana, que se encontra temporariamente a substituir os padres da Imaculada Conceição, fez as honras da casa com a oração de graças da noite.
O espetáculo deu inicio com a atuação do grupo de danças tradicionais da Casa do Minho, Aldeias de Portugal, constituído pelos pares, Miguel - Nancy, Michael - Naesha, Tiago -Daniella e Marco-Amanda, que executaram cinco danças: Vira das Palmas, Picadinho d’Eira, Morgadinha, Chula Velha e Chula Batida.
O primeiro discurso da noite ficou a cargo do presidente da Casa do Minho Roger Ribeiro que elogiou o trabalho da banda Lira de Fátima, bem como do seu presidente Luís Dias e esposa e de toda a sua organização.
De seguida foi a vez do presidente da banda lira de Fátima discursar. Luís Dias começou por agradecer a Casa do Minho todo o tempo e trabalho investido neste evento e como forma de agradecimento ofereceu uma placa comemorativa da data à Casa do Minho, na pessoa do seu Presidente Roger Ribeiro. Para finalizar, dedicou este concerto ao fundador da Casa do Minho, José Vieira, também ele músico da banda inaugural Lira de Fátima.
Mas o ponto alto da noite, o momento por que todos esperavam, ficou a cargo da Banda Lira de Fátima com o seu concerto, que encantou todos os quantos encheram a Casa do Minho para os virem apoiar. O segundo numero da banda, “bailar em nespereira” foi muito gentilmente dedicado aos voluntários da Casa do Minho e ao seu trabalho incansável para que a noite fosse um sucesso. E deveras assim o foi!
O discurso do Cônsul de Portugal Paulo Jorge Cabral foi de congratulação à Casa do Minho pelo sucesso do evento, à comunidade pela sua massiva participação e a banda Lira de Fátima pelos anos dedicados à Comunidade Portuguesa. Para finalizar, aproveitou para desejar um bom ano a toda a comunidade Portuguesa em Manitoba.
O discurso final da noite ficou a cargo do Vereador Mike Pagtakhan que muito sucintamente deu os parabéns a banda Lira de Fátima e a Casa do Minho pelo evento.
E como a noite ainda “era uma criança”, o concerto de Hermano Silva veio convidar todos os presentes a um pezinho de dança, encerrando com muita energia e alegria este evento.
A todos os intervenientes os meus sinceros parabéns pelo trabalho realizado. Bem hajam!

O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com