CASA DO MINHO DE WINNIPEG

BANQUETE PASCAL E CERIMÓNIA DO BEIJAR A CRUZ.

Reportagem de: Paulo Jorge Cabral - Fotografias: Dela Silva e Nicole Cabral - 2014-04-20

Teve lugar no passado dia 20 de abril o Banquete Pascal e Cerimónia do Beijar a Cruz, evento tradicional de cariz nortenho, organizado pelo Centro Português Casa do Minho que remota os primórdios desta organização que celebra este ano o 40º aniversário de sua fundação.
Os participantes deste evento cerca de três centenas foram recebidos pelos mordomos, Paulo Jorge e Maria do Carmo Cabral, José e Carolina Gonçalves e Avelina e Ana Almeida, no salão de festas daquela organização que minuciosamente o decoraram com cores de predominância pascal
Entre os convidados estiveram presentes o Pároco da Igreja da Imaculada Conceição, Padre André Lico, Irmãs Vânia e Deigevan e voluntária Gabriela Rinaldi, Presidente da Casa dos Açores, João Paulo Melo, Presidente da Banda Filarmónica Lira de Fátima, Luís Dias, Diretora do Jornal “O Mundial”, Jocelinda Guerra e João Cardoso, Produtor do programa de rádio “Voz Lusitana” da CKJS.
Por volta das 14 horas e trinta minutos Casimiro Rodrigues, Mestre-de-Cerimónias deu por iniciado o evento falando um pouco sobre a tradição da Páscoa no norte de Portugal, tendo de imediato anunciado a entrada da Cruz Pascal seguindo-se de uma pequena homilia proferida pelo Reverendíssimo Padre André Lico.
Após a oração o Padre André percorreu a sala benzendo cada mesa, simbolizando a vista à casa de cada família, e de seguida convidou todos os presentes a beijar a Cruz, terminando oferecendo a oração de Acão de Graças.
A seguir à cerimónia do beijar da Cruz foi servido o almoço pelos voluntários da Casa do Minho e confecionado por Apolinário Silva e Almerinda Afonso e sua equipa de cozinheiros, que consistiu em canja de galinha, bacalhau à Braz, peitos de galinha panados, e o tradicional cabrito preparado e cozinhado com perfeição como manda a gastronomia da província nortenha do Minho, e como sobremesa uma soberba mesa de fruta fresca e doçaria tradicional portuguesa. 
Paulo Jorge Cabral, em nome da mordomia agradeceu a todos os presentes, e especialmente os voluntários e todas as pessoas que trabalharam para o bom sucesso da festa.
De seguida Samuel Sousa, Vice-presidente apresentou cumprimentos em nome da Direção.
Casimiro Rodrigues deu por terminado o evento anunciando os Mordomos para o próximo ano, que são Ricardo e Tânia Chaves, Paulo e Sandra Faria e Filipe Alves e Manuela Imperadeiro.

Comments:
Comentários
Nome:
Name:
FAÇA UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE EVENTO
PLEASE COMMENT ON THIS EVENT
Clique nas fotos para ver album de fotografias completo
Double click on the pictures to view photo gallery