Double click the picture to view photo gallery by (CSPV)
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica de (CSPV)
Banda Filarmónica Lira de Fátima Comemorou o 44º Aniversário com Jantar, Concerto e Espetáculo

Texto: Paulo Jorge Cabral - Fotografias: Nélia Soares e Tony Soares (CSPV) 14OUT2017

A Banda Filarmónica Lira de Fátima comemorou no passado sábado, 14 de outubro, o seu 44º aniversário com um jantar e concerto comemorativo, no salão de festas da Associação Portuguesa de Manitoba.
O evento teve início pelas 19h00 e como sempre contou com casa cheia. Sara Dias teve as honras de mais uma fez ser a Mestre-de-cerimónias da noite, fazendo como sempre um excelente trabalho.

O senhor Padre Tiago Coloni, que também na qualidade de Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Banda, foi incumbido da oração de Ação de Graças e bênção da comida.

O cardápio foi constituído por creme de vegetais, salada mista, peito de galinha, bife grelhado, com acompanhamento de batatas rosadas, cenouras, brócolos e couve-flor, e para a sobremesa bolo acompanhado por café. Jantar muito farto e saboroso, confecionado pela senhora Arminda Domingos, ajudada pela equipa da Banda Lira de Fátima e outros voluntários da Associação Portuguesa de Manitoba.

Durante o jantar Sara Dias apresentou os convidados, respetivamente, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, acompanhado de sua esposa Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, Dr. Mário Jorge Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba, Mike Pagtakhan, Vereador da Câmara Municipal de Winnipeg, João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Roger Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Minho, Padre Tiago Coloni, Irmã Deigevan Lima, Paróquia da Imaculada Conceição, Jocelinda Guerra, Diretora do Jornal “O Mundial” e João Cardoso, Produtor do Programa “Voz Lusitana” da Rádio CKJS.

O primeiro orador da noite foi Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal que salientou o contributo da organização aniversariante na preservação da cultura portuguesa nesta província, e o “instrumento” que utiliza, sendo o elo de ligação para com as outras organizações e comunidade em geral.

De seguida discursou Mário Jorge Santos, Presidente da Direção da Associação Portuguesa, que falou sobre o contributo da Banda e das mais recentes atividades, mencionando a recente deslocação à cidade de Vitória, e da sua boa atuação e presença de membros da comunidade portuguesa que se deslocaram aquela cidade do pacífico canadiano.

Terminou desafiando a Banda, como também um dos Ranchos da Associação Portuguesa que normalmente acompanha a Banda nas suas digressões a planearam uma viagem a São Miguel, Açores.
Mike Pagtakhan apresentou cumprimentos em representação do Mayor da cidade de Winnipeg e pessoais, falou da participação da Banda em eventos comunitários, dizendo que quando participo nas festas portuguesas lá se encontra a Banda Lira de Fátima.

Agendado como artista cabeça de cartaz, atuou vindo de Toronto o tenor Miguel Domingos, que com a sua voz funda e penetrante agradou a plateia.

Miguel Domingos além de cantor também é músico e presentemente é o maestro da Banda do Sagrado Coração de Jesus, da Igreja de Santa Helena em Toronto, que na sua deslocação a Winnipeg fez-se acompanhar por sua mulher Piedade Domingos, que também assume funções de Presidente da Direção da Referida Banda.

Atuou também nesta noite o cançonetista local Armando Silva, que no seu estilo musical “sui generis” agradou a audiência.

Luís Dias, Presidente da Direção da Banda, dirigiu algumas palavras, que de uma forma geral agradeceu a presença dos convidados e de todos aqueles que compraram ingressos para o jantar, e de uma forma muito especial a todos os voluntários que convencionaram e serviram o jantar, finalizando gradeceu à Associação Portuguesa pelo apoio incondicional, tanto na cedência da sala como no apoio logístico.

Terminou convidando a Sra. Piedade Domingos, presidente da sua congénere de Toronto a coapresentarem o concerto da organização aniversariante em palco, os quais sob a direção da maestrina Maria Dias Carreira, interpretaram várias peças musicais. O maestro Miguel Domingos que atuou conjuntamente com a banda foi convidado a “conduzir” a última peça agendada para o concerto da noite.

A Banda terminou com o seu Hino, da autoria Manuel Soares, falecido Maestro e um dos seus fundadores.
Após esta sólida atuação da Banda a Maestrina Maria Dias Carreira foi presenteada com um ramo de flores por Ashley Gata, representante dos músicos, e de igual modo a Banda, através do Dr. Mário Jorge Santos, presidente cessante que assumiu a segunda presidência, apresentou a Luís Dias seu atual presidente uma placa comemorativa pelos 25 anos de envolvimento na organização, 16 como presidente, e os restante como vice-presidente e diretor.

Piedade Domingos, Presidente da Banda do Santo Cristo em Toronto presenteou a Banda Lira de Fátima com uma placa comemorativa do evento, tendo também durante o concerto obsequiou a membro mais jovem da Banda de Winnipeg com uma prenda do membro mais jovem da Banda de Toronto.

O serão continuou com a atuação do artista convidado Miguel Domingos e Hermano Silva.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba