Double click the pictures to view photo gallery.

Carregue na fotografia para ver galeria de fotos
Banda Lira de Fátima participa nas Festas do Divino Espírito Santo de Victória.

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto)  25.JUN.2017
                    Fotografias cortesia de Nélia Soares Fotógrafo Oficial da Visita da Banda a Victória

A Banda Lira de Fátima de Winnipeg participou no fim-de-semana 24 e 25 de junho nas Festas do Divino Espírito Santo da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Victória British Columbia, a convite da comissão de festas.

A comitiva de Winnipeg composta de mais de uma centena e meia de pessoas começou a chegar a Victória, na sexta-feira 23 de junho, alojando-se num hotel a poucos paços da referida igreja, aonde se realizaram as festas.
Naquele mesmo dia participaram num serão aonde por tradição acorre a bênção das “pensões”  composta por massa sovada, pão, vinho e carne, que estiveram a cargo do pároco local Padre Marinaldo Batista, aonde não faltou a presença de os tradicionais “foliões”, que se deslocaram de Winnipeg a fim de abrilhantar as festividades ao Divino.

O entretenimento do serão esteve a cargo do artista Hermano Silva vindo de Winnipeg, que para o efeito deslocou-se aquela cidade.

No sábado 24, a maiorias dos componentes da Banda Lira de Fátima e restantes membros da comitiva chegaram pela manhã, que logo após se dirigiram à igreja de Nossa Senhora de Fátima, apresentando cumprimentos ao mordomo e referido pároco.

Já nesta cerimónia de apresentação se encontrava Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, e Padre André Lico, e João Paulo Melo, presidente da Casa dos Açores  e Maria do Carmo Cabral, presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba que a convite da Banda se deslocaram a Victória a fim de participar nas referidas festas.

O dia decorreu em sistema livre, tendo muitos dos músicos e membros da comitiva visitado o Buchart Gardens, uma das atrações turísticas mais prominentes de Vitória, tendo outros aproveitado a oportunidade de visitar a cidade e outros optando pelo descanso no hotel.

Naquela noite foram servidas as tradicionais “sopas do Espírito Santos”, tendo a banda servido as honras de tocar o Hino do Divino Espírito Santo e apresentado um pequeno concerto e depois participando no serão que teve como cabeça de cartaz a cançonetista portuguesa Diane Pence, que se deslocou de Vancouver para o efeito.

Neste serão juntou-se à comitiva da Banda o Dr. Mário Jorge Santos, presidente da Associação Portuguesa de Manitoba e Carlos Botelho, Presidente da Azores Airlines Vacations Canadá. O serão foi muito participado, tendo a comitiva portuguesa juntamente com a comunidade portuguesa de Victória adicionado à festa o color humano neste intercâmbio cultural e socio religioso.

No domingo 25 de junho, dia principal das festividades foi realizada missa solene concelebrada pelo pároco local Padre Marinaldo Batista e o pároco visitante Padre André Lico, que esteve a cargo da homilia, a qual muito agradou à congregação.

Depois das tradicionais “coroações” procedeu-se o cortejo, aonde participou ambas as comunidades, a Banda Lira de Fátima, e seus convidados já mencionados, referidos sacerdotes, carros alegóricos, que percorreram a estrada adjacente à igreja.

Após a recolha do cortejo, iniciou-se as atividade no salão, aonde por iniciativa da Banda Lira de Fátima foi prestado uma homenagem ao Sr. Aníbal da Costa Lima, que assumiu a primeira presidência da Banda na altura de sua fundação em 1973, presentemente a residir na cidade de Victória.

Ao palco foram chamados o Padre André Lico, Luis Dias, respetivamente, Presidente da Assembleia Geral e atual Presidente da Banda Lira de Fátima, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Dr. Mário Santos, segundo presidente da referida Banda e atual presidente da Associação Portuguesa de Manitoba e João Paulo Melo, presidente da Casa dos Açores.

Depois da devida apresentação da homenagem pelo Padre André, a placa comemorativa foi entregue ao Sr. Lima pelo Dr. Mário Santos.

O Cônsul de Portugal em Manitoba, enalteceu o serviço prestado pelo homenageado não só à Banda mas também à comunidade portuguesa de Manitoba servindo como Vice-Cônsul de Portugal por mais de três décadas.

Muito emocionado o homenageado recebeu a placa e em poucas palavras agradeceu a referida homenagem e a presença da comunidade que serviu durante vários anos.

De seguida a Banda através de sua Maestrina Maria Dias Carreira, presenteou o mordomo da festa com uma placa comemorativa da deslocação da Banda a Victória.

Seguiu-se um excelente concerto pela Banda, muito aplaudida pela assistência que reconheceu o grande esforço da sua deslocação à aquela cidade pois para organizar esta visita requereu uma intensa preparação de logística.

O entretenimento da tarde esteve a cargo do artista Hermano Silva, tendo este a colaboração em algumas canções de Fátima Andrade e Martinho Costa.

A supressa da tarde foi a participação de um grupo folclórico intitulado “Pérolas dos Açores” criado especialmente para esta deslocação e formado na sua maioria por músicos, diretores e amigos da Banda, e sob a direção de Maria Dias Carreira.

A comitiva na sua maioria regressou a Winnipeg na segunda-feira 26 de junho.