Professora Doutora Amy Hui, PhD, Nutricionista
Departamento de Medicina Interna na Universidade de Manitoba
Pesquisa Relacionada com Diabetes
Diretora de Marketing e Comunicações para a Secção Profissional da
Canadian Diabetes Association
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com
Abstenha-se de Alimentos Salgados

Por: Dra.Amy Hui
Nutricionista

A minha professora de português é dos Açores, e gostava muito da comida do seu pais. Pedi um livro de receitas na biblioteca e estudei a cultura alimentar de Portugal. Muitos pratos são preparados com frutos do mar frescos, sopa de legumes e saladas, sim, e o famoso vinho verde português. Os portugueses são famosos pelas muitas maneiras diferentes de cozinhar o bacalhau. Por exemplo, muitas receitas usam o bacalhau salgado que tem um gosto maravilhoso em pratos famosos como bacalhau a brás. No entanto, alimentos salgados não são a melhor escolha porque aumentam a ingestão de sal, o que pode ser um fator de risco para doenças crónicas.
Nosso corpo precisa de algum sódio para trabalhar. No entanto, podemos obter bastante sódio naturalmente de alimentos.
O aumento da ingestão de sódio em dietas aumenta o risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, e cancro no estômago. A principal fonte de sódio na dieta é o sal. Cerca de 20% dos canadenses sofrem de pressão alta. No Canadá, a ingestão média de sódio por pessoa é de cerca de 3400 miligramas, muito maior do que o limite diário de 2300 miligramas recomendado por muitas organizações de saúde. Uma colher de chá de sal contém cerca de 2300 mg de sódio. O sal que comemos é principalmente de alimentos processados, de comer fora, e do sal e do tempero sobre a mesa ou durante o processo de cozimento. Na preservação de alimentos, a adição de sal pode impedir que os alimentos fiquem estragados. Especialmente na ausência de uma geladeira no passado, salgar os alimentos era uma das principais maneiras d os conservar.
Alguns alimentos comuns que são ricos em sódio são: Azeitonas em conserva (verdes ou pretas), legumes em conserva, peixe salgado e carne, carne processada, molho de soja, cubo de estoque, molho de peixe, pretzels, tempero para Tacos.
Muitos pacientes com diabetes também têm pressão alta e colesteróis elevados. Portanto, eles devem prestar atenção e fazer uma dieta equilibrada, saudável e não apenas concentrada em carboidratos.
A Health Canada recomendou que pessoas com idade superior a um ano comessem entre 1000-1500 mg de sódio por dia. Quando vamos comer fora, precisamos prestar atenção ao sal escondido. Por exemplo, muitas pessoas gostam de comida tailandesa, uma tigela de carne de porco e macarrão vegetais parecem baixo teor de gordura e muito saudável. No entanto, o molho de peixe do lado não é, ao misturar o molho com a sopa de macarrão, aumentou a ingestão de sal muito. Outro sal escondido que as pessoas não prestam atenção é no ketchup. Uma colher de sopa de ketchup contém cerca de 200 miligramas de sódio. Hoje em dia as crianças estão crescendo com ketchup. Tanto quando vão comer fora ou quando comem em casa, o ketchup faz parte das refeições.

Como reduzir a ingestão de sal? Aqui estão algumas dicas:
● Tente usar ingredientes frescos mais frequentemente e menos alimentos em conserva ou alimentos enlatados.
● Ao cozinhar, use alho, cebola, gengibre e outras ervas para aumentar o sabor.
● Limite o fast-foods e take-outs.
● Coma menos carne processada, como salsichas e salame.
● Use menos os temperos que contêm sal

Uma sopa que eu realmente gosto é a Sopa de Couve. Eu tentei uma vez sem a Linguiça. Eu  Experimentei e achei muito refrescante, e comecei a cozinhá-la mais frequentemente. Para se adaptar a um sabor mais leve leva tempo, mas se você gradualmente reduzir o sal, vai dar ao seu paladar uma pausa e  poderá ter a oportunidade de apreciar o sabor da comida em si.