Festa dos Santos Populares no Parque Recreativo e Desportivo em St. Laurent.

Reportagem de: Fátima Carreiro (Texto) – Fotografias por Tony Soares e Altina Sousa - 2017-07-02

A Associação Portuguesa de Manitoba levou a efeito as Festas dos Santos Populares no Parque Recreative e Desportivo em St. Laurent, Manitoba,nos passados dias 1 e 2 de Julho.

No Sábado, dia 1 de Julho, houve vários eventos recreativos para todas as idades.  Liderado por a Ashley Gata houve jogos e actividades para as crianças.  Também houve jogos de futebol e um programa do palco a noite.
 
Os ranchos da Associação Portuguesa de Manitoba, Infantil, Mocidade e Alegria abrirem o programa por volta das 19h30.  A seguir tivemos artistas da nossa comunidade, que sob a organização de José Rocha, tivemos os “Amigos da Concertina” -  composto por José Rocha, Manuel Correira, Phillip Felgueiras, Diogo Costa, Sergio Rocha, Henrique Braga, Michael Santos (guitara) e Armando Cosme (bataria).  Depois foi a vez de Jordan Correira, Yoslai de La Rosa, e finalmente o João Pimentel que fechou o programa.

Este ano como celebramos o 150º Aniversário do Canadá, a comunidade Portuguesa apresentou o Fogo de Artifício no St. Laurent Recreation Centre.  Muitos campistas do Parque Português, tal como os residentes de St. Laurent estiveram presentes e aproveitaram para ver o fogo de artifício. 

No Domingo, dia 2 de Julho, o dia começou muito cedo, e o bar abriu às 7 da manhã para os campistas poderem ver o jogo de futebol do Confederation Cup entre Portugal e México.  Como é de costumo, a excursão para o parque que foi organizado por Helena Neto, saiu da APM por volta das 10h30 da manhã.  A Missa, que foi rezada por Padre André Lico teve lugar as 12h30 debaixo do Telheiro do Parque.  A procissão seguiu, com os três Santos Populares  – Santo António, São João e São Pedro e circularem por algumas ruas do Parque, participando na mesma o Dr. Mário Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba e Luís Dias, Presidente da Banda Lira de Fátima. Após a procissão foi servido almoço no Telheiro, composto por  galinha assada com salada e arroz, sardinhas assadas, com vários doces a venda.

Mais uma vez o programa do palco começou por volta das 17h30 com os ranchos da APM – Infantil e Mocidade.  A seguir foi a atuação dos “Amigos da Concertina” e o grupo “Tradições”.

Precisa-se de muitos voluntários em festas como esta.  Voluntários da cozinha, bar, membros da comissão do parque e vários outros estão de parabéns de mais uma celebração bem sucedida das Festas  dos Santos Populares. 
Double click the picture to view photo gallery
Clique na foto para ver reportagem fotográfica