Double click the picture to view photo gallery by CSPV (Tony Soares)
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica de CSPV (Tony Soares
Celebração do Dia da Mãe na Associação Portuguesa de Manitoba.

Reportagem: Agostinho Bairos (Texto) - Tony Soares CSPV (Fotografias)


A semana que principiou com a celebração do Dia da Mãe em Portugal no dia 7 de Maio e concluiu com o Dia da Mãe no Canadá no dia 14, foi uma semana excecional para Portugal.

No dia 12 chegou a Fátima o Papa Francisco. No dia seguinte – dia 13 de Maio – na Cova da Iria, perante um milhão de peregrinos, ele presidiu à Missa Solene do Centenária da Primeira Aparição da Virgem em Fátima e canonizou os pastorinhos: Francisco e Jacinta.

Enquanto Fátima rezava, a Europa cantava em Kiev, na Ucrânia onde Salvador Sobral interpretou uma balada composta por sua irmã Luísa e conseguiu com que, pela primeira vez, Portugal alcançasse o primeiro lugar no Festival da Eurovisão.

Aqui em Winnipeg também se celebrou o Centenário de Fátima e o Dia da Mãe. Na Associação Portuguesa foi apresentado um espetáculo em homenagem à Mãe durante um almoço que reuniu acima de 450 pessoas.

Este evento foi concebido pelo artista João Vieira e teve a participação do Conjunto Alvorada e outros artistas da comunidade. Como é do conhecimento geral o Alvorada é composto por João, Michael e Artur Vieira, por Evaristo Melo e José Sousa e pela vocalista Cristina Pires Machado. Os artistas convidados foram Sandra Resendes e Hermano Silva e os jovens Matilde Almeida e Mathew de Sousa.
Em doze fados e canções, todos alusivos à Mãe, os artistas proporcionaram-nos um “show” de classe com momentos de grande emoção. Através de suas interpretações demonstraram seu grande talento e criatividade. O Padre Tiago Coloni também acompanhou o grupo na interpretação da canção “ Conceição, nome de santa”.

No início do almoço o presidente da direção da Associação, Mário Santos, saudou todos os presentes, através do Skype. A oração de Ação de Graças foi feita por uma mãe: Helena Tavares Fernandes. O almoço esteve ao encargo da Diretora do Executivo, Zita Lopes, que com a Diretora da Cozinha, Arminda Domingos, o Diretor do Bar, Luís Vicente e o grupo habitual de voluntários demonstraram, uma vez mais, a sua dedicação e profissionalismo.

O patrocínio deste evento foi a firma McPhillips Nissan, a qual tem como gerente de vendas, John Medeiros.

Esta foi mais uma demonstração do muito que se pode fazer quando damos as mãos e trabalhamos em conjunto para alcançar um objetivo.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com