Quinquagésimo Primeiro AniversárioAssociação Portuguesa de Manitoba.
Reportagem: Catarina Pereira (Texto)   Altina Sousa (Fotografias)  04.MAR.2017

Double click the picture to view photo gallery by Altina Sousa
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica de Altina Sousa
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com
Na passada noite de sábado, dia 04 de Março a comunidade Portuguesa juntou-se para mais uma celebração, o quinquagésimo aniversário da Associação Portuguesa de Manitoba.

Numa casa que já nos habituou ao bem servir, nada mais seria de esperar do que uma grande festa, com boa comida, boa musica, e desta feita, também com o teatro a encher o palco com novas caras.

Numa cerimónia que teve por mestre-de-cerimónias, o vice-presidente da Associação, Wilson Caetano, no seu início ficou entregue à bênção do Pároco André Lico. Logo de seguida foi a vez do Padre Tiago Coloni fazer a oração de graças da noite.

Na presença do Presidente da Associação Portuguesa, Doutor Mário Santos, do mestre de cerimónia e de todos os convidados, na hora do corte do bolo de aniversário, as honras da casa ficaram entregues ao Sr. José Dias.

Chegada a vez dos discursos da noite, Andrew Swan, membro da Assembleia Legislativa de Manitoba celebrou a sua amizade com os portugueses, enaltecendo a sua produtividade e eficiência, sendo essas caraterísticas que fazem com que, em qualquer sector de actividade, haja sempre um português presente e bem sucedido.

Mike Pagtakhan, Vereador de Winnipeg, sucinto nas palavras, congratulou a Associação pelos seus 51 anos e, deixou palavras de apreço ao Doutor Mário Santos e à Sra. Zita Lopes pela sua dedicação à casa.

O Cônsul de Portugal Sr. Paulo Jorge Cabral enalteceu a persistência e o trabalho dos membros da Associação (passados e presentes), de quem num caminho de altos e baixos, nunca baixou os braços, tendo sempre atingido os objectivos pretendidos. Desejando, também, a continuação do excelente trabalho que tem vindo a ser realizado pela Associação, nomeadamente com a Escola Portuguesa, que premeia a nossa língua portuguesa. Como apelo, o nosso Cônsul deixou palavras de incentivo a todos os  presentes para visitarem Portugal, que se encontra, neste momento, em franca recuperação económica.

O Presidente da Associação, Doutor Mário Santos, relembrou a história da Associação e da sua constituição, dizendo-nos que os princípios que motivaram a sua fundação continuam os mesmos. Relembrando também os visionários (fundadores da Associação) que viram o potencial de crescimento que existia na comunidade portuguesa. Referiu também o aniversario dos 150 anos do Canadá e em como este país abriu as portas aos portugueses quando estes precisaram, tal como agora o está a fazer com os refugiados, devendo existir um sentimento de agradecimento e de solidariedade mutuo por este país e os seus cidadãos.

Falou-nos também do parque português e de todo o trabalho que tem vindo a ser realizado, fazendo um apelo final à visita de todos os presentes ao mesmo.

Após o final dos discursos, o Sr. José Dias chamou ao palco, para as celebrações finais, todos os membros agora eleitos pela Associação Portuguesa de Manitoba, sendo eles:

Pela Assembleia Geral, Sr. Alcides Almeida (Presidente); Dra.Nancy Gonçalves (Vice-presidente); Sra. Maria José Correia (Secretária). Pelo Conselho Fiscal, António Azevedo (Presidente) e Sr. Albino Felizardo (Vice-presidente). E, finalmente, pela Direcção, Dr. Mário J. Santos (Presidente); Sr. Willson Caetano (Vice-presidente); Sra. Altina Sousa (Vice-presidente da Administração); Sr. Armindo Brás (Vice-presidente das Finanças); Sr. Manuel Santos (Diretor da Sede); Sr. Luís Vicente (Diretor de Bares e Segurança); Sra. Arminda Domingos (Diretora da Cozinha); Sra. Zita Lopes (Diretora do Executivo); Sra. Sonya Raulino (Diretora do Rancho); Sra. Geraldina Sousa (Diretora do Bingo); Sra. Helena Neto (Diretora da Acão Social); Sr. Luís Aguiar (Diretor do Apoio Técnico); Menina Ashley Gata (Diretora da Juventude); Fátima Carreiro (Diretora da Cultura); Manuel Santos (Diretor do Desporto); Dr. Mário J. Santos (Diretor do Parque).

Apresentando-se em cena pela terceira vez à Comunidade Portuguesa, o projecto de divulgação da cultura portuguesa “Mar Salgado”, esteve em cena com 3 encenações humorísticas, com os artistas José Almeida, Lucille Rodrigues Braga, Vera Lopes, Lelo Santos, José Luís Delgado, Hugo Gonçalves e Rita Mota. Gostaria de enaltecer o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este grupo de gente com altíssima qualidade técnica e com muita vontade de partilhar a cultura portuguesa deste lado do Atlântico. Fica aqui o meu apelo pessoal a toda comunidade para apoiarem o grupo “Mar Salgado”, vendo os seus espectáculos sempre que possível.

O fecho das festividades ficou a cargo de Carlos Viera e “amigos” com um espectáculo cheio de talento e bom gosto musical.

E que venham mais 51 para esta associação que dedica tanto de si a todos nós, Portugueses.