Double click here to view photo gallery by CSPV
Clique aqui para ver reportagem fotográfica de CSPV
50˚ ANIVERSÁRIO do Rancho da Associação Portuguesa de Manitoba

Reportagem: Agostinho Bairos (texto) – Fotografias cortesia de CSPV e Altina Sousa – 29.04.2017

No dia 29 de Abril a Associação Portuguesa esteve novamente em festa, desta vez para celebrar o 50˚ Aniversário da primeira exibição do seu Rancho Folclórico.

1967, o ano após a fundação da Associação Portuguesa, foi muito especial por ter sido o Centenário do Canadá e também o quinquagésimo aniversário das Aparições em Fátima. Foi no dia 26 de Março desse ano, precisamente no Domingo de Páscoa, que quatro pares de dançarinos: Lizete Alves e João Martins, Joaquim Silva e Irene Gomes, Joaquim (Jack) Amorim e Purificação (São) Cerqueira, Aleixo (Alex) Vieira e Célia Casimiro, ao som de música ao vivo, apresentaram pela primeira vez à comunidade portuguesa várias danças do nosso rico folclore.

O Rancho tem sido um viveiro de amizades entre famílias e entre dançarinos. Alguns dos namoros e casamentos devem-se ao convívio dos ensaios e exibições do rancho.
O Jantar do 50˚ Aniversário teve lugar no salão principal do Centro Cultural Português, Sede da APM, e contou com a participação e atuação de quase todos os dançarinos.

O Grupo “ Infantil” com 41 elementos tem como instrutora a diretora de Cultura da APM, Fátima Carreiro; o Grupo “ Os Lusitos” com 32 elementos femininos e um masculino tem Lee Tavares como instrutora; Daniel Caetano é o instrutor do “Mocidade”, com 19 dançarinos , enquanto o “Juventude”, sob a liderança de Ashley Gata tem 30 elementos.
 
O rancho “Alegria” que tem como instrutora a Diretora dos ranchos, Sónyia Raulino, tem presentemente 25 dançarinos.

A surpresa da noite foi a atuação do rancho “ Saudades”, composto por 13 pares de dançarinos de várias idades que já tinham sido membros do rancho no passado. Foram eles Celestino Alpestana , Helena Tavares Fernandes, Helder Neto, Tania Cortez Oliveira, Danny Vicente, Lee Tavares, Joe Rodrigues, Márcia Clemente Putaro, Bill Fernandes, Lisa Salgueiro Vieira, Tony Rodrigues, Jen Cabral Graustins, Hermano Silva, Liz Ferreira Azinha, David Azevedo, Fátima Gomes Carreiro, Mark Neves, Marisa Rodrigues, Tony Barão, Belinda Sousa Tomé, Carlos Governo, Liz Garanhel Southby, Carlos Vieira, Sandy Fazenda, Luis Palmeiro e Susy Dias Hanly.

Dançaram ao som de música ao vivo por José Palmeiro, Tony Rocha e Manuel Correia. Os cantores foram Sebastião Vieira, Felicia Agostinho e Sonya Raulino.

Foram muitos os voluntários que organizaram o evento e prestaram serviço nessa noite. Todos eles merecem o nosso agradecimento assim como todos aqueles que, ao longo destes 50 anos, dedicaram os seus talentos e horas livres para manter vivo, nestas paragens do Canadá, o nosso variado e riquíssimo folclore.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com